Building Information Modeling ou em português "Modelagem da Informação da Construção"
Trata-se de uma nova maneira de projetar ou de realizar um projeto para construção. A base principal deste novo modelo é a informação partilhada sobre todos os elementos e processos realizados antes,durante e depois da obra.
Através de softwares que utilizam este tipo de sistema (Archicad, RevitArchitecture, Vectorworks, Bentley Architecture, dentre outros), tudo que é aplicado no projeto recebe informações particulares que são partilhadas ao longo do trabalho entre as diversas especialidades que compõe uma construção.
Estas informações não são apenas modelos tridimensionais. Tempo, Custo, Materiais, Capacidades Térmicas e Acústicas são alguns dos pontos descritos como informações que podem ser extraídas do projeto, aquando de seu processo de desenvolvimento.
O modelo em 3 dimensões é o principal caminho de concepção e desenvolvimento do projeto, mas não é definido no BIM como o objetivo final e principal, é sim a maneira como se trabalha e uma consequência positiva para o projetista, dono de obra e construtor.
Com o BIM trabalhamos de forma paramétrica, ou seja, os elementos possuem parâmetros particulares e individuais que são definidos durante a fase de concepção do projeto.
Por exemplo, uma "porta" não é apenas um conjunto gráfico de linhas técnicas indicativas de sua função. Trata-se de um elemento que contém em seu modelo informações inerentes a ele, como dimensões, cor, materiais, aberturas, localização (exterior/interior), marca/fornecedor, além de todos os demais componentes como ferragens e puxadores.
Estas informações próprias do elemento podem ser extraídas através de tabelas com as diferentes vertentes de acordo com a necessidade da informação a ser retirada do modelo.
Os softwares BIM não servem apenas para arquitetura, nem são programas de modelação 3D.
Todos os projetistas, nas mais diversas especilaidades, como estabilidade, eletricidade AVAC, trabalham com softwares BIM, e introduzem informações relativas a cada especialidade em particular, que será completada e utilizada por todos os envolvidos no projeto.
Existem ainda plataformas que utilizam estes modelos criados para extrair as informações construtivas de forma a criar planeamentos de obra, cadernos de encargos e mapa de medições, de forma eficiente e precisa, tornando as "estimativas" orçamentais em valores muito próximos da realidade final. Exemplo VICO, Navisworks, dentre outros.
Quanto citamos "processos realizados antes,durante e depois da obra" queremos dizer que os participantes do processo BIM são os Donos da obra, os Projetistas, os Construtores, os Fornecedores e os Gestores finais do Edificio construído, que serão responsáveis pela manuntenção e boa funcionalidade da construção acabada.
BIM é inovação, e este advento da tecnologia na maneira de projetar e construir já começa a fazer parte da realidade atual. Normas e legislações ja estão a ser estudadas e aplicadas de forma a tornar legal o processo de construção.
Sem comentários:
Enviar um comentário